sexta-feira, 30 de julho de 2010

1 de Agosto: Festa da cornucópia



A Cornucópia simboliza a generosidade da Mãe Natureza, da Deusa, que nos dá sustento abundante. Portanto, é o simbolo tradicional da abundância e da boa colheita, para não falar na riqueza.

Num artigo mais antigo, escrevi o seguinte sobre esta data:

"O chifre é um símbolo fálico, representante do Deus. É o lado exterior da cornucópia e o lado interior simboliza o útero, que trás em si a generosidade da terra fértil. Representa a Deusa.

No dia 1 de Agosto, é muito apropriado utilizar este símbolo nos nossos altares ou nas mesas. Para isso devemos fazer a nossa Cornocópia, mas se não poderem fazer a vossa, podem sempre comprar uma já feita, desde que depois lhe confiram energia e a consagrem para o efeito.

Encham o chifre com frutas, flores, grãos, moedas, ou com outras coisas, que para vocês representam a abundância, de forma que elas sejam derramadas sobre o Altar. Podem também adicionar outros simbolos mágicos da vossa preferencia, como por exemplo,folhas de carvalho, bolotas, avelãs, cartas de Tarot, Runas, etc".

Esta data também é conhecida pelos praticantes do paganismo, como Lammas ou Lughnasadh, sendo comemorada no Hemisfério Norte no dia 1 de Agosto e no Hemisfério Sul, no dia 1 de Fevereiro.

Nesta data, agradecemos por tudo o que "colhemos" durante o ano.

Quando se comemora este dia em grupo (coven), tudo é feito em grupo. O pão e o vinho devem ser consagrados dentro do círculo mágico e ao serem partilhados por todos, o primeiro pedaço de pão e o primeiro gole do vinho, devem ser colocados dentro do caldeirão, juntamente com os testemunhos dos agradecimentos de cada membro do grupo e por fim, devem ser consumidos pelo fogo e oferecidos ao Deus Sol celta Lugh, ao Deus e á Deusa.

O altar ritual é decorado com frutas, flores, sementes e ervas da época.

Incensos: aloé, rosa e sândalo.
Cores das velas: laranja e amarela.
Cores: marrom, laranja, vermelho, amarelo.
Pedras: aventurina, citrino, peridoto, topázio e sardônia.
Ervas: flores da acácia, aloé, hera, avelã, flor do trevo, alho, rosa, mangericão, azevinho, girassol, confrei, calêndula, sabugueiro, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.
Frutas: melão, laranjas, bananas e abacaxi.
Bebida: vinho, chá de camomila.
Alimentos: pães, nozes, e milho (sementes e cereais)

Nomes alternativos: Lughnashad, Elembrios, Harvest Tide, Teltain, Lughnasa, Lunasa ou Laa Luas e Véspera de Agosto (pois no hemisfério Norte esse Sabbat ocorre no início de agosto).

Sem comentários:

Enviar um comentário